Quem vem primeiro? O nome da noiva ou do noivo?

01/04/2013 19:05

Tenho percebido uma dúvida que acompanha mais da metade das noivinhas, tanto na internet quanto em variados meios de comunicação, que diz respeito à ordem dos nomes no convite de casamento.
A pergunta é: Porque o nome da noiva sempre vem antes do nome do noivo?
Bem, o casamento é uma cerimônia “tradicional”, ou seja, carregada de tradições.

A Tradição:
Antigamente, antes de toda essa emancipação feminina (graças à Deus), quando a moça era criada para ser uma dona de casa e mãe dedicada, ela dependia completamente do pai para que se realizasse o seu sonho.
Diziam as regras de etiqueta que os pais da noiva eram responsáveis financeiramente pela realização da cerimônia civil e religiosa e mais a recepção.
Como eram eles quem patrocinavam a cerimônia, eles seriam os anfitriões do evento, logo, quem convidava eram os pais da noiva. Por esse motivo os nomes dos pais e da noiva vem antes no convite.
Logo se tornou um protocolo de que tudo que se faz até a data do casamento (convites, lembranças, papelaria, missal, etc.) deve seguir a ordem de a noiva primeiro, depois o noivo.
Já depois de casados, o convite passa a ser do “chefe” da família. Então tudo depois de casados vem o nome do esposo primeiro.
 

Tempos modernos
Porém com os tempos modernos, muitas dessas regras e convenções já tiveram uma grande abertura, e hoje, são aceitas qualquer das duas opções.
Convites
Algo que acho importante ressaltar é que, vejo muitas noivas gastarem além do necessário com acabamentos e enfeites externos ao convite que nem sempre são tão necessários, porém não investem no serviço de um bom calígrafo. Um convite simples, sem frufrús, bem caligrafado é super chique e nunca cai de moda.
Portanto, se você noivinha deseja colocar o nome do seu noivo antes do seu nos convites e demais acessórios e decoração, pode fazer sem medo!
A não ser que a sua cerimônia tenha sido planejada para ser algo de estritamente formal e tradicional.
Afinal é o momento de vocês… e um felizes para sempre depende muito mais de amor, amizade, cumplicidade, do que da ordem dos nomes nos convites

Voltar

Contato

Cerimonialista Adeilton Oliveira
Rio de Janeiro
Bairro Vila da Penha
ATENDIMENTO Das 08:00 às 22:00

CNPJ: 11.635.633/0001-92

21- 3073-2841 (TIM)
21- 9 7968-4368 (TIM)
21- 9 8706-0522 (OI)
21- 9 9856-7029 (VIVO)
21- 9 7649-3696 (CLARO / WhatsApp)

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode